Blog

Episódio 01 - Google My Business: A ferramenta ideal para negócios locais

14 de abril, 2021

Quantas foram as vezes em que procuramos por uma morada de uma empresa no Google? Ou pelo seu número de telefone? Ou pior ainda… Quando conseguimos encontrar a informação, mas esta está errada ou desatualizada?

 

O Google My Business é uma ferramenta desenvolvida pela própria Google e que permite aos utilizadores encontrar todo o tipo de informação relativa a uma empresa de uma forma simples: através de uma pesquisa nos motores de busca.

 

Um dos maiores benefícios desta ferramenta consiste no destaque que um negócio irá ter nos resultados da pesquisa - sem a obrigatoriedade de ter um espaço físico ou um Website -  o que leva a atrair mais clientes, nomeadamente a visitar o seu espaço físico.

 

Para além disso, ao criar uma ficha para a sua empresa, esta aparecerá não só em destaque no motor de busca, mas também no Google Maps. Ao pesquisar através de um dispositivo móvel, como um smartphone, o utilizador terá acesso a instruções passo-a-passo de como se dirigir para a sua empresa, através da navegação por GPS.

 

A possibilidade de ir atualizando os dados sempre que necessário torna a sua empresa bastante credível, sem informações equívocas ou até mesmo incorretas. Estas informações podem ser, por exemplo, o seu horário de funcionamento, o(s) seu(s) contacto(s) ou até mesmo fotografias do espaço, dos seus produtos e/ou serviços.

 

O Google My Business constitui uma ótima oportunidade para partilhar conteúdos diversificados, como ofertas, eventos futuros ou até novidades e, assim, despertar a curiosidade do público e levá-los a visitar ou contactar diretamente a empresa.

 

Outro dos elementos diferenciadores da plataforma consiste na facilidade de interação e proximidade com os clientes, uma vez que estes podem comentar e avaliar o seu negócio, sendo que os Gestores do perfil poderão responder às suas apreciações, sejam elas positivas ou negativas.

 

Não menos importante, ao proceder à criação e gestão da sua ficha no Google My Business, estará a contribuir significativamente para o posicionamento orgânico das páginas no Google, assim como para o SEO Local, uma vez que torna a torna a empresa mais transparente aos olhos dos utilizadores.

 

O seu negócio já tem um perfil empresarial na Google? Fale connosco!