Iniciais de Asymmetric Digital Subscriber Line. Tecnologia da família DSL (Digital Subscriber Line) mais adequada para comunicação de dados. Por ser assimétrica, torna-se numa tecnologia indicada para navegação na Internet, já que tem diferentes velocidades de transmissão para upload e download dos dados.
Do Inglês Advertising Software. Software especificamente projectado para apresentar banners publicitários. Constitui uma forma de retorno financeiro para aqueles que desenvolvem software livre ou prestam serviços gratuitos. Pode ser considerado um tipo de spyware, caso monitorize os hábitos do utilizador, por exemplo, durante a navegação na Internet para direccionar a publicidade que será apresentada.
Significa Atenção, Interesse, Desejo e Atenção. Método de vendas orientado para o comportamento do consumidor que, segundo o modelo, passa por um ciclo que vai desde os primeiros contactos com a marca até ao momento da tomada de decisão.
Alternative Text. Consiste numa descrição dos elementos visuais de uma imagem, para que esta esteja melhor posicionada aquando da pesquisa nos motores de busca.
O Google Analytics não só lhe permite medir vendas e conversões, como também lhe fornece estatísticas atuais sobre o modo como os visitantes utilizam o seu Website, como chegaram ao mesmo e o que pode fazer para que continuem a voltar.
Application Programming Interface - Códigos e especificações que levam a que diferentes aplicativos comuniquem ou interajam uns com os outros. Isto é, APIs são um sistema de comunicação entre aplicativos.
Endereço (URL) incorporado nos dados que especifica a localização desses dados noutro registo ou ficheiros. Uma hiperligação é um exemplo de apontador.
Prática que consiste em recorrer a softwares e tecnologias para aumentar os resultados de uma empresa pois permite, também, identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o público.
Métrica muito utilizada em SEO, é determinada com base em vários elementos, tais como links externos que este possui, o número de visitantes, as conversões, o tempo médio na página, entre outros.
Imagem inserida numa página Web, geralmente com uma forma rectangular, e que pretende chamar a atenção do leitor, habitualmente com carácter publicitário.
Branding é um conjunto de estratégias que visam dar significado e uma identidade a produtos e/ou serviços. Permite criar e moldar a marca na mente dos consumidores.
Aplicação de software que proporciona uma interface gráfica interactiva para procurar, localizar, visualizar e gerir informações numa rede. Exemplos: Google Chrome, Internet Explorer, Netscape Navigator, FireFox.
Programa que recorre à inteligência artificial para "imitar" conversas com utilizadores de diversas plataformas e/ou aplicações através de mensagens de texto automáticas.
Termo utilizado pela primeira vez em 1984 no livro "Neuromancer" de William Gibson para designar um mundo colectivo de uma rede informática. Actualmente, utiliza-se para designar as redes de computadores interligadas que formam um espaço “virtual".
Os cookies são pequenos ficheiros de texto que, enquanto navega na Internet, alguns websites têm necessidade de gravar no seu computador. A informação dos cookies é utilizada para personalizar os conteúdos (as páginas) que lhe são apresentados, "ligar" os vários écrans necessários para completar transacções (Internet Banking ou efectuar compras na Internet) ou para reunir dados sobre o perfil dos utilizadores, permitindo ao sistema recordar características ou preferências de navegação de sessões anteriores. No entanto, os websites apenas têm acesso à informação facultada pelo utilizador, caso contrário, apenas registam os "passos" dados no site, mantendo-se o anonimato. Os cookies não são nocivos e não contêm informações de carácter pessoal.
Custo por Aquisição. Em campanhas de anúncios, refere-se a situações em que o anunciante só paga quando o visitante realiza determinada ação previamente definida pelo anunciante.
Customer Relationship Management. Em português, Gestão de Relacionamentos com o Cliente. São programas que auxiliam na gestão da relação entre a empresa e o cliente e que, através de processos automáticos e organizados, têm a finalidade de satisfazer e fidelizar o cliente.
Conversion Rate Optimization. A Otimização da Taxa de Conversão, em português, refere-se à estratégia que visa a melhoria e aperfeiçoamento de vários aspetos de um website, com vista à atração e conversão de mais usuários.
Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.
Call-to-Action – A tradução literal seria “chamada para ação”. São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Exemplos: “clique aqui” e “aproveite essa oferta”!
Um designer gráfico é, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho. Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando imagens e textos para apresentar informação. O design gráfico utiliza de habilidades de desenho, estética, tipografia, artes visuais e diagramação.
Domain Name System é um sistema de base de dados, distribuído na Internet, que permite saber o número IP de um domínio em concreto. Este sistema está organizado de maneira a que um domínio dirija o utilizador a um número IP determinado, independentemente da localização geográfica do domínio e do utilizador.
Em linguagem corrente, Domínio é utilizado muitas vezes como o nome que identifica uma entidade (organização, marca, produto) na Internet. O domínio é composto por um nome e por um sufixo (ex: arkis.pt).
O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza como base plataformas eletrónicas. O E-commerce surgiu através da necessidade de facilitar todo o processo de compra e venda de produtos, bens e serviços.
O email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus clientes ou potenciais clientes, via email. O Email Marketing permite entregar as mensagens certas, a um público-alvo específico.
Plataforma de anúncios do Facebook para anunciar produtos e serviços através de campanhas altamente segmentadas, de forma a atingir o público-alvo desejado e contribuir para a eficácia dos anúncios.
Iniciais de File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de ficheiros. Protocolo utilizado para transferência de ficheiros entre diversos tipos de sistemas.
Plataforma que permite exibir anúncios nos primeiros resultados dos motores de busca. É possível segmentar os anúncios para determinado público-alvo e com palavras-chave específicas.
Quando se tenta enviar um e-mail mas o destinatário não pode receber permanentemente a mensagem. Pode acontecer, por exemplo, pelo endereço de e-mail estar escrito incorretamente ou já não existir.
Iniciais de Hypert Text Transfer Protocol, ou protocolo de transmissão de hipertexto. Método de transferência de documentos do computador principal ou do servidor para os browers e para os utilizadores individuais.
Hiperligação. Frequentemente abreviado apenas para link. É uma parte fundamental do HTML, uma vez que permite a navegação fácil e rápida entre páginas da World Wide Web. As hiperligações distinguem-se normalmente por serem palavras ou frases destacadas a azul e sublinhadas.
Hipertexto. Textos ligados entre si. O clique sobre uma hiperligação (hyperlink) situado num texto, conduz o utilizador a um outro texto cujo conteúdo está vinculado ao anterior. O hipertexto é o princípio básico da World Wide Web.
Estratégia de marketing altamente relacionada com o Marketing de Conteúdo. Tem em vista atrair e fidelizar clientes. No entanto, a empresa não pretende "ir atrás" do cliente, mas sim despertar-lhe interesse naquilo que esta oferece. O objetivo consiste em criar e partilhar conteúdos relevantes e de qualidade para o público, de forma a que este se sinta atraído e procure a empresa.
Contracção dos termos Interconected Network. O conjunto de redes de computadores mundiais ligadas entre si através do protocolo TCP/IP. O termo é muitas vezes usado para designar a World Wide Web, que através da facilidade da linguagem HTML e da utilização desta forma gráfica de publicar informação se tornou o centro da actividade Internet. A Internet foi criada em 1969 com a ARPAnet e rapidamente estendeu a rede de ligações entre diferentes computadores integrados em redes militares e de centros de investigação. Actualmente é um dos meios de comunicação de maior importância e liga virtualmente todos os países do mundo.
Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP / IP. Por outras palavras, trata-se duma rede privada dentro de uma organização que está de acordo com os mesmos padrões da Internet, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso.
Sigla de Internet Protocol, ou protocolo Internet. Um endereço IP é um identificador único atribuído a um computador numa rede de computadores com o protocolo TCP/IP. Quando se liga à Internet através do seu ISP, é-lhe atribuído um endereço IP composto por 4 bytes (números), como por exemplo 62.193.242.68. Como é difícil memorizar todos os números, utilizam-se os nomes de domínio.
Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo utilizador no teclado de um computador. Normalmente, a ativação do keylogger é condicionada a uma acção prévia do utilizador, por exemplo após o acesso a um site de comércio electrónico ou Internet Banking, para a captura de senhas bancárias ou números de cartões de crédito.
Keywords- Palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa. São termos compostos por uma ou mais palavras. As keywords são usadas para descrever de forma específica o desejo de pesquisa dos usuários nos motores de busca.
Quantidade de informação que pode ser transmitida por unidade de tempo. Na prática, é a velocidade a que se pode enviar e/ou receber informação por via digital.
É um potencial cliente. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse por determinado produto e/ou serviço da empresa.
Usuário que demonstrou interesse por determinado produto e/ou serviço de uma empresa e que, por sua vez, se encaixa no seu perfil de público-alvo, sendo então mais provável que se torne cliente.
Forma de classificar os potenciais clientes ou "leads" por pontos, com o objetivo de determinar aqueles que estão prontos para efetuar, ou não, a compra.
Conjunto de táticas que visam adquirir links relevantes de outros websites. O objetivo é melhorar o posicionamento nos motores de busca e, consequentemente, aumentar o tráfego.
Identificação e ligação a uma rede. Quando faz a ligação, o utilizador deve identificar-se fornecendo o seu nome e uma palavra-chave secreta. Em certos casos, em que é permitido o acesso livre, a entrada é realizada como visitante (guest) ou ainda como anónimo (anonymous).
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes. Permite administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus Stakeholders
O Marketing 4.0 vem com a inclusão digital, facilitando o acesso à tecnologia para mais pessoas e tornando o processo de compra mais pessoal. Passa a existir um processo de horizontalização, onde há mais troca de informações entre produtor e consumidor.
O Marketing de Conteúdo tem como objetivo atrair um determinado público-alvo através da produção e publicação de conteúdo relevante nos mais diversos formatos.
Estratégia de atração de clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso (artigos, blogs, ebooks, podcasts, whitepapers, etc). Utiliza técnicas de storytelling para fazer com que o consumidor se identifique com a mensagem.
Modulator-Demodulator. Interface para o utilizador final que permite transmitir dados digitais através de dispositivos de transmissão analógicos como, por exemplo, as linhas telefónicas.
Ferramenta que indexa as páginas de sites registados. É utilizado no apoio à pesquisa de páginas associadas a um determinado tema ou que incluam determinadas palavras. Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, constituindo uma preciosa ajuda na pesquisa de qualquer informação na web. Apresentam os resultados de uma forma rápida e organizada. O Google, o Sapo e o Yahoo são exemplos de motores de busca.
Sigla para Marketing Qualified Leads. Estágio específico em que algumas leads se encontram. Nesta fase, já sabem quais os problemas que possuem, assim como o que é necessário para resolvê-los, mas ainda procuram uma empresa capaz de satisfazer essas necessidades.
O seu objetivo é trazer clientes através da oferta de produtos e/ou serviços. Caracteriza-se pela procura ativa do cliente e recorre, muitas vezes, aos meios de comunicação de massa, como a televisão, jornais e revistas, cartazes, entre outros.
Processo de organização estrutural através do qual uma organização contrata outra, com o objetivo de manter m relacionamento de benefício mútuo, com vista ao desempenho de uma atividade.
Acrónimo de peer-to-peer. Arquitectura de rede onde cada computador tem funcionalidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitectura cliente/servidor, onde alguns dispositivos são dedicados a servir outros. Este tipo de rede é normalmente implementada através de software P2P, que permite conectar o computador de um utilizador ao de outro para partilhar ou transferir dados, como músicas, vídeos, jogos, imagens, etc.
Conjuntos de palavras que vão de encontro ao que os utilizadores pesquisam nos motores de busca. Faz com que estes, eventualmente, encontrem o website em questão.
Representação do cliente ideal de um negócio. É construída com base em dados reais sobre o comportamento e características demográficas dos clientes. É menos abrangente do que o público-alvo, sendo também mais específica. É comum recorrer-se a fotografias e nomes próprios para "humanizar" a Persona de uma empresa.
Mensagem não solicitada que se faz passar por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, e que procura induzir os utilizadores a fornecerem dados pessoais. Inicialmente, este tipo de mensagem levava o utilizador a aceder a páginas fraudulentas na Internet. Actualmente, o termo também se refere à mensagem que convence o utilizador a instalar códigos maliciosos.
Utilitário que aumenta a funcionalidade de um determinado programa. Para conseguir navegar em páginas web com funcionalidades especiais, é por vezes necessário instalar os ''plug-ins'' no browser que suportam essas mesmas funcionalidades.
Um servidor proxy serve para navegar nas páginas em nome do utilizador e guardar essas página no seu disco, ou seja, se o browser do utilizador estiver configurado para navegar com o ''proxy'' do fornecedor de acesso, as páginas por ele visitadas ficam guardadas no proxy. Quando um outro utilizador pretende visitar uma página que já foi visitada pelo primeiro utilizador, o acesso torna-se mais rápido porque esta já se encontrava guardada no proxy do fornecedor de acesso.
Sigla de Rede Digital de Integração de Serviços (serviço telefónico normal e transmissão de dados). Permite obter uma ligação mais rápida à Internet, através da utilização de uma ligação digital especial, em vez da utilização de uma linha telefónica analógica.
Estratégia que, através do e-mail marketing, visa trabalhar o envolvimento dos consumidores que possuem interesse em determinada marca, ou seja, potenciais clientes.
Estratégia que visa a exibição de anúncios segmentados a usuários que já interagiram com uma determinada marca. Através da instalação de um cookie no navegador, a marca recolhe os dados de navegação do usuário e apresenta-lhe anúncios específicos.
Sigla para Return On Investment ou, em português, Retorno Sobre o Investimento. Métrica utilizada para determinar quanto dinheiro uma empresa ganha ou perde com o investimento feito em diferentes canais. É um indicador que determina o resultado final de cada ação ou campanha.
Equipamento que dentro de uma rede de comunicações faz o encaminhamento de informação da origem ao destino. É uma das bases de funcionamento da rede Internet.
Search Engine Advertising ou Publicidade nos Motores de Busca. A técnica mais comum é o Pay Per Click, onde cada clique num anúncio tem um custo para o anunciante.
Ferramenta que permite alcançar o público-alvo de forma mais clara e assertiva. Consiste em identificar grupos de indivíduos com base nos seus dados demográficos, comportamentos, necessidades, interesses e preferências semelhantes.
SEM, ou Search Engine Marketing, é o conjunto de estratégias com a finalidade de melhorar o ranqueamento de um website nas páginas de resultado de um motor de busca (ex. Google, Yahoo, MSN, etc). Engloba tanto a parte de Links Patrocinados (Google Ads, por exemplo) como SEO (posicionamento orgânico).
SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, em português. Define-se como um conjunto de técnicas utilizado para melhorar o desempenho do seu site nos motores de busca, de modo a que este possa ser encontrado, de forma orgânica, por quem procura pelos produtos e serviços que oferece.
Search Engine Results Page ou Página de Resultados dos Motores de Busca. Página de resultados apresentada quando o usuário pesquisa por um determinado temro.
Servidor. Computador central de uma rede, que administra e fornece informação a outros computadores-clientes. Existem servidores Web que disponibilizam páginas online, servidores de mail que distribuem mensagens, etc.
Tipo de programa (software) que é disponibilizado para que o utilizador o possa testar durante um determinado período e que necessita de um registo (pagamento) para que se possa utilizar após esse período inicial de testes.
Sinalética é um ramo de actividade que produz elementos visuais utilizados em praticamente todos os sectores de atividade com o objetivo principal de auxiliar a utilização correta de normas em edificios públicos e privados em situações normais e/ou excepcionais de emergência.
Sítio, local. Designação geral de um grupo de páginas web, identificado por um nome de domínio, que apresentam na web uma empresa, um serviço, etc. Engloba páginas web e conteúdos (textos, imagens, vídeos, etc.).
O SPAM, também conhecido como Correio Electrónico Não-Solicitado, é correio electrónico enviado em massa (i.e. a mesma mensagem ou mensagens idênticas são enviadas para vários destinatários) sem o prévio consentimento do destinatário.
Tipo de software malicioso que pode vir integrado noutro que pretende instalar, ou estar incluído em componentes Web transferidos ao aceder a determinadas páginas na Internet. Recolhe informações sobre os hábitos do utilizador na Internet e transmite-as a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento. Quando infectado, o computador pode adquirir um comportamento diferente do habitual (como ser inesperadamente alterada a página principal do browser).
Na Internet este termo aplica-se normalmente a vídeo e audio que o utilizador começa de imediato a ver/ouvir mesmo quando o ficheiro não chegou na totalidade ao seu computador. À medida que o ficheiro está a ser transferido, o seu conteúdo continua a ser mostrado.
Abreviatura de Transmission Control Protocol/Internet Protocol (Protocolo de Controlo e Transmissão/Protocolo Internet). Protocolo padrão de comunicações de rede utilizado para ligar sistemas de computadores através da Internet.
Testes que comparam variáveis de marketing com o intuito de definir quais geram melhores resultados, isto é, quais convertem melhor. Permitem à empresa ter uma noção do feedback do mercado com base em dados reais.
Top-Level Domain, significa domínio de topo e é um dos componentes dos endereços de Internet. Cada nome de domínio na Internet é constituido por nomes separados por pontos, sendo o último desses nomes o domínio de topo, ou TLD. No endereço arkis.pt, o TLP é pt.
Visitas de um website de forma espontânea, isto é, não paga. Acontece quando, por exemplo, um utilizador visita um dos resultados sem anúncio da Página de Resultados dos Motores de Busca.
Visitas que um website recebe através de anúncios publicitários, como por exemplo, campanhas da Google Ads. Os resultados obtidos variam consoante o valor investido.
O Cavalo de Tróia da mitologia aparentava ser um presente mas na realidade continha no seu interior soldados gregos que tomaram a cidade de Tróia. Do mesmo modo, os trojan horses (Cavalos de Tróia) modernos são programas de computador que aparentam ser software útil mas que, na realidade, comprometem a segurança dos computadores e do utilizador. Os trojans propagam-se normalmente quando o utilizador abre e executa inadvertidamente um programa que vinha, por exemplo, num e-mail. Podem também estar incluídos em software disponível para instalação gratuita, pelo que não será demais recordar que nunca deverá instalar software de uma fonte que não considere fidedigna.
Iniciais de Uniform Resource Locator, ou seja, localizador de recursos unificado. Forma de especificação que indica o endereço do servidor onde estão armazenados os documentos, o caminho do directório e o nome dos ficheiros respectivos.
Componente de código criado com intuito expresso de se replicar. Um vírus tenta propagar-se de computador em computador ao anexar-se a um programa anfitrião, podendo danificar hardware, software ou informações. Tal como a gravidade dos vírus dos seres humanos, os vírus informáticos variam desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destruição. Felizmente, um vírus informático não se propaga sem intervenção humana, sendo necessário, por exemplo, partilhar um ficheiro ou enviar uma mensagem de correio electrónico.
Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual. Designa habitualmente uma rede na qual existem pontos interligados que utilizam a Internet como base de comunicação. Estes sistemas utilizam a criptografia e outros mecanismos de segurança para garantir que apenas utilizadores autorizados possam ter acesso à rede privada e que nenhum dado será interceptado enquanto estiver a passar pela rede pública.
Forma de designar o serviço de alojamento e manutenção de sites na Internet. O serviço Web Hosting mais comum consiste no aluguer de espaço num servidor, em que pessoas ou empresas guardam informações, imagens, vídeos ou qualquer conteúdo acessível pela Internet.
Aplicação de e-mail cuja utilização está baseada num website. A recepção e envio de mensagens de correio electrónico faz-se assim através do browser, ao invés de um programa específico de gestão de mensagens como o Outlook ou o Thunderbird.
Webpage, página Web ou simplesmente página, é um documento HTML residente na Web, que faz parte de um conjunto de páginas e ficheiros que constituem um website.
Wireframe é o esqueleto do site. O wireframe mostra, sem nenhum layout, quais os elementos que o site deve conter em cada página, com comentários e a prioridade de cada um deles. A preparação do wireframe é um trabalho conjunto chamado usualmente: arquitetura de informação.
Um worm, tal como um vírus, é desenvolvido com o propósito de se copiar a si próprio, de computador em computador, mas de forma automática, apoderando-se de funcionalidades do computador que lhe permitem aceder e enviar ficheiros ou informações. A principal diferença entre um vírus e um worm é a capacidade que este tem de se propagar de forma automática, isto é, sem intervenção do utilizador. Um dos grandes perigos dos worms resulta da capacidade de se replicar em grande escala, enviando cópias de si próprio, num efeito de cascata que provoca congestionamento nas redes das empresas e em toda a Internet. Como não precisam de um ficheiro "anfitrião" para se propagarem, podem infiltrar-se no sistema e permitir que terceiros possam assumir, à distância, o controlo do computador.
World Wide Web. Rede mundial. O sistema de informação e de fontes baseado no hipertexto (hypertext) da Internet que teve o crescimento mais rápido em toda a rede. Abreviada normalmente como WWW ou apenas Web.
Abreviatura de ''What You See Is What You Get'' (Aquilo que você vê é aquilo que você terá). Quando se diz que um programa é WYSIWYG, significa que aquilo que o utilizador está a ver no ecrã é aquilo que vai sair na impressora ou o resultado final do trabalho.