Blog

5 Motivos pelos quais deve criar um Logotipo para a sua marca

24 de março, 2021

O logotipo é a principal representação gráfica de uma empresa e um dos elementos mais facilmente identificados pelos consumidores. A grande maioria das pessoas associa o símbolo da maçã à empresa tecnológica Apple, ou os quatro anéis à Audi, por exemplo.

 

O logotipo consiste numa assinatura visual da marca. O grande objetivo das empresas é que os consumidores o reconheçam e o associem aos produtos e serviços que fornecem.

 

Saiba qual a importância da criação de um logotipo de qualidade para a sua empresa:

 

 

 

  • Fácil reconhecimento da empresa no mercado
    Um bom design de logotipo auxilia no processo de memorização e associação da imagem à empresa. Resultante das ações de marketing e das interações daí resultantes, o logotipo começa, de forma progressiva, a construir o seu significado para os consumidores.

     
  • Transmite o significado, a história e a cultura da empresa
    Os logotipos transmitem mensagens e valores importantes sobre a empresa. Na sua criação, devem ser tidos em conta aspetos como a missão corporativa e a proposta de valor. Podem, inclusive, destacar a empresa da concorrência através do realce de características e particularidades únicas do negócio em questão.

     
  • Realça a identidade e a personalidade da marca
    O logotipo é o ponto de partida para a construção da identidade da marca. Este irá aparecer em diversos materiais da empresa, como cartões de visita, websites, assinaturas de e-mail, entre outros elementos, físicos ou digitais. A sua definição é essencial para o desenvolvimento de qualquer estratégia de comunicação posterior, pelo que, na sua criação, há que ter em conta a mensagem que a empresa pretende passar, o seu público-alvo e qual o estilo e tom adequado.

     
  • Evoca emoções e influencia a decisão do consumidor
    Ao visualizarmos um logotipo, fazemos julgamentos, ainda que de forma espontânea e inevitável. Um bom logotipo poderá contribuir para o sucesso do negócio ou, pelo menos, despertar interesse no consumidor, enquanto que um mau logotipo poderá remeter-nos para uma ideia de amadorismo e, consequentemente, não despertará interesse nem transmitirá confiança e credibilidade.

     
  • É importante para que o consumidor tenha a marca na memória.
    Resultante dos esforços de comunicação da empresa e ao longo das interações com a marca, esta ficará cada vez mais na mente dos consumidores. Involuntariamente e de forma inconsciente, quando surge alguma necessidade, situação ou vivência do quotidiano e o consumidor pensa em alguma marca, esta surge quase sempre associada ao seu logotipo.

 

Texto, ícones e símbolos, cores… São vários os aspetos que envolvem a criação de um logotipo. No entanto, o principal é que a sua criação seja estratégica e que aspetos como os valores, a história, a mensagem e o posicionamento da empresa sejam respeitados.

 

A sua empresa ainda não tem um logotipo adequado à sua identidade? Contacte-nos!