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Como melhorar a Experiência de Utilização de um Website?

12 de fevereiro, 2021

A Experiência do Usuário (UX) é um termo utilizado no âmbito digital e refere-se ao que os utilizadores sentem ao interagir por meio digital com uma empresa, como o seu Website ou aplicação, por exemplo.

 

Para as empresas, o objetivo é que esta experiência seja positiva de modo a criar um relacionamento entre o usuário e a empresa e, posteriormente, a sua fidelização. Para que o usuário se sinta feliz ao navegar por um Website, existem algumas características essenciais:

 

  1. Ser útil
  2. Ser fácil e simples de utilizar
  3. Ser desejável de utilizar
  4. Ser acessível a todos
  5. Ser credível e transmitir confiança
  6. Ser fácil de encontrar a informação
  7. Ser valioso

O Website da Gambozinos Wines, por exemplo, apresenta, na página inicial, um texto de apresentação da empresa. Para além disso, e através de um layout moderno e clean, a navegação torna-se intuitiva com menus bem organizados e representativos dos conteúdos que apresentam.

 

Página "Home" e menus do Website da Gambozinos Wines

 

 

De facto, estas características são cada vez mais imprescindíveis para um Website. Mais do que as empresas - que começaram a compreender a importância da impressão que passam aos utilizadores - os consumidores têm já estabelecidos alguns padrões para uma boa experiência aos quais estão habituados, tornando-se menos tolerantes com experiências negativas. Então, apostar  na Experiência de Utilização é apostar na criação de confiança e, posteriormente, lealdade. O Website da Gambozinos Wines, por exemplo, disponibiliza várias informações sobre os produtos que apresenta, através de fichas técnicas detalhadas e com um layout que torna a sua leitura agradável para o utilizador.

 

A qualidade da Experiência do Usuário é fulcral para o sucesso de uma estratégia de marketing ou de vendas. Mais do que nunca, as lojas online devem preocupar-se com a experiência que proporcionam ao utilizador (que poderá tornar-se num potencial cliente). Uma loja intuitiva e de fácil organização, com informação disponível e bem estruturada é um passo significativo para a realização da compra. Boas fotografias, instruções de uso e contactos de apoio disponíveis são importantes, assim como um processo de checkout simples e rápido.

 

A premissa consiste em transmitir confiança e criar uma boa impressão na mente do utilizador. Para as empresas que pretendam iniciar este caminho, o ponto de partida poderá ser a eliminação de alguns erros básicos, sendo que um dos mais determinantes consiste na não adaptação do Website para dispositivos móveis. Hoje em dia, uma grande parte dos usuários navega pela Internet através do seu telemóvel, sem a necessidade de efetuar constantemente “zoom-in” e “zoom-out".

 

Exemplos da apresentação de produtos na versão Mobile do Website Gambozinos Wines

 

Evitar a poluição visual através da escolha de uma paleta de cores harmoniosa e a apresentação de textos legíveis e fáceis de ler são também dos primeiros tópicos a atentar. O excesso de pop-ups e anúncios, por sua vez, contribui para o abandono do Website e pode, inclusive, irritar o utilizador.

 

Os elementos que determinam a Experiência de Utilização de um Website são vários. As empresas devem, sobretudo, conhecer a sua audiência, assim como as suas preferências. Estar próximo do utilizador é determinante, assim como trabalhar todas estas questões práticas, funcionais e, sobretudo emocionais.

 

Fale connosco e saiba como melhorar a Experiência do seu Website!