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SEO e Google Ads: Como implementar a Estratégia Digital?

12 de março, 2021

Apostar em estratégias de SEO é apostar na pesquisa orgânica, a maior fonte de geração de tráfego para um Website. Quanto melhor posicionado este estiver, mais visitantes provenientes dos motores de busca terá, o que poderá levar a um potencial aumento de conversões. Para a Ducado Jóias, uma ourivesaria no centro da cidade do Porto com loja online, a estratégia de SEO é o principal caminho para o número de utilizadores que visitam - e convertem - no Website. 

 

 

Existem inúmeras razões para investir no SEO de um Website: 

 

  • A melhoria do posicionamento orgânico nos motores de busca;
  • O consequentemente aumento do tráfego orgânico qualificado;
  • A experiência do usuário torna-se ainda mais positiva;
  • O retorno do investimento é a longo-prazo e sem interrupções.

Para efeitos mais imediatos, uma boa alternativa para as empresas conquistarem um dos primeiros lugares nos resultados das pesquisas consiste no Google Ads, uma plataforma de anúncios da Google.

 

 

 

Anúncios Google Ads e Estratégia de SEO

 

Ao definir um orçamento para investimento em anúncios, é possível anunciar para um público segmentado em determinados lugares, a determinadas horas, entre outros aspetos.

 

 

A grande questão é: Fará sentido utilizar as duas ferramentas?

A resposta é… Sim!

 

Recorrer ao Google Ads é uma forma de obtenção de resultados rápidos, ao mesmo tempo que os profissionais de marketing de uma empresa poderão ir investindo na implementação do SEO. Exemplo disso é, novamente, a Ducado Jóias: a empresa, para além de estratégias de SEO, investe em Google Ads para divulgar as suas ofertas a produtos.

 

Neste sentido, os resultados provenientes das campanhas de anúncios são ainda bastante úteis para compreender quais os investimentos prioritários a nível de SEO e quais os ajustes mais relevantes a serem efetuados. Ambas as estratégias visam a melhoria do posicionamento de um Website nos motores de busca e o aumento do tráfego.

 

No entanto, tão importante como a implementação de uma estratégia, é a análise e interpretação de métricas e resultados relativos ao Website.

 

 

 

 

Relatório de Desempenho da Ourivesaria Ducado Jóias na Google Search Console

 

 

Para quem investe em SEO, o Google Search Console é uma ferramenta poderosa para a compreensão da performance do Website, uma vez que disponibiliza, por exemplo:

 

  • Relatórios de Desempenho - Aceda a dados sobre as consultas feitas na Google: Cliques, Impressões, Taxa de Cliques (CTR) e Posição Média;
     
  • Relatório de Velocidade - Analise o tempo de carregamento (lento, moderado ou rápido) das páginas do seu Website;
     
  • Relatórios de Usabilidade - Descubra se o Website se adapta a vários dispositivos, nomeadamente os móveis;
     
  • Relatório de Links - Analise os links internos e externos que redirecionam para o seu Website.

 

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