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E-mail Marketing: uma ferramenta de comunicação obsoleta?

23 de julho, 2017

Numa época em que se observa o constante surgimento de novas tecnologias e plataformas, o email é por vezes considerado uma ferramenta de comunicação obsoleta, que deverá ser relegado em benefício de outros instrumentos, como as redes sociais.
No entanto, estatísticas recentes apontam para um crescimento do email, reforçando a sua popularidade. Segundo o Communicator Email Benchmark Report de 2016, são enviados cerca de 74 triliões de emails anualmente, tendo-se verificado um crescimento de 28% entre os anos de 2015 e 2016. As previsões para 2017 seguem a mesma linha, com o Radicati Group Email Statistics Report a apontar para a existência de 3.7 biliões de utilizadores de email a nível mundial no final do referido período.
É neste contexto que o Email Marketing se destaca entre o conjunto de ferramentas que pode incluir na sua estratégia de comunicação digital.

Email Marketing

O Email Marketing refere-se à utilização do email para a promoção de produtos e serviços junto de clientes atuais ou potenciais, apresentando várias vantagens para a sua empresa. Fique agora a conhecer alguns dos motivos para investir em Email Marketing!

Email Marketing

Propensão à compra

O email é uma ferramenta através da qual os utilizadores esperam receber promoções e outras ofertas de produtos e serviços. Esta caraterística leva a que o utilizador se encontre num estado de mente mais propício à compra ao navegar pela sua caixa de correio, ao contrário do que se verifica quando visita, por exemplo, plataformas sociais, geralmente frequentadas com o propósito de interagir com familiares e amigos.

Retorno mensurável

O Email Marketing é uma ferramenta que lhe permite facilmente verificar qual o retorno do investimento realizado, na medida em que ao enviar newsletters poderá ter acesso a um conjunto de informações importantes como o número de emails enviados, lidos e clicados, caso estes incluam links. Poderá inclusive, com o recurso a instrumentos adicionais, aceder ao número de conversões com origem na newsletter enviada.

Email Marketing - Mensurabilidade

Comunicação personalizada

O Email Marketing permite-lhe enviar conteúdo personalizado a um público altamente segmentado, sendo possível recorrer a critérios de segmentação como o histórico de compras, o nível de interesse demonstrado na marca ou caraterísticas pessoais do utilizador, como a data de nascimento e a localização.

Visibilidade

Uma elevada percentagem dos emails enviados são recebidos pelos seus destinatários, permanecendo na sua caixa de correio durante um longo período de tempo, a não ser que seja levada a cabo uma ação em contrário por parte do utilizador. Este aspeto proporciona às newsletters uma vantagem adicional relativamente a outras ferramentas de comunicação, como as redes sociais, cujos posts são apresentados a um número restrito de seguidores e durante um período de tempo delimitado.

Devido às vantagens que o Email Marketing apresenta, a implementação de uma estratégia de comunicação sólida e polivalente não deverá relegar esta ferramenta, mas sim focar-se na sua conjugação com outros instrumentos, de modo a concertar esforços de marketing.
Entre em contacto connosco para conhecer a solução mais adequada para si