Arkis - Branding & Solutions

Alameda Dr. António Macedo
29 e 31 | 4250-053 Porto
+351 228 320 740 (Chamada para rede fixa nacional)
+351 938 320 290 (Chamada para rede móvel nacional)
info@arkis.pt

Blog

E-commerce: novos comportamentos, novas tendências

17 de agosto, 2017

Ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma alteração no comportamento de compra dos consumidores, registando-se um aumento do número de compras realizadas através da internet. É por isso importante para as empresas disponibilizar os seus produtos online através de um site de e-commerce, devendo este ser responsivo, de modo a que os consumidores o possam utilizar facilmente através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Algumas estatísticas

O mais recente Netpanel meter publicado pela Marktest relativamente ao primeiro trimestre de 2017 revela que:

  • cerca de 4.5 milhões de portugueses acederam a sites de e-commerce a partir de computadores pessoais, valor que representa 76.6% dos internautas nacionais;
  • foi registado um aumento do número de horas passado neste tipo de websites de cerca de 9% comparativamente ao mesmo período de 2016.

Porquê vender online?

Eliminando as barreiras de tempo e espaço

Contrariamente aos espaços físicos tradicionais, uma loja online encontra-se aberta 24 horas por dia durante os 365 dias do ano, permitindo aos consumidores fazer compras a qualquer hora do dia e em diferentes fusos horários. Adicionalmente, este tipo de loja pode também ser visitado por pessoas localizadas em diferentes partes do mundo, não havendo assim restrições a nível geográfico.

Email Marketing

Compras no conforto do lar

Devido ao facto de ser possível comprar produtos a partir de qualquer local, há para os clientes um maior conforto no processo de compra. Neste sentido, diversos consumidores demonstram preferência pelo comércio eletrónico, na medida em que podem comparar cuidadosamente uma seleção de produtos através de um simples ecrã e evitar as multidões caraterísticas do comércio tradicional.

Moda passageira?

Se receia a solidez de uma loja online a longo prazo, o relatório publicado pela eMarketer indica que irá manter-se a tendência de rápido crescimento que se tem verificado no comércio eletrónico nos últimos anos a nível mundial, apontando as projeções para 2018 igualmente neste sentido.

Email Marketing

Reconhecimento global

A criação de uma loja online, em que o seu catálogo de produtos pode ser visualizado de forma rápida e eficaz, confere uma maior visibilidade ao seu negócio, permitindo que este seja encontrado sempre que um utilizador pesquisa por termos relacionados com a sua empresa.
É assim gerada uma maior notoriedade, podendo contudo esta não se refletir diretamente. Neste sentido, e mesmo que o número de compras realizadas através do seu site não seja o expectado, muitas transações no seu espaço físico poderão ter origem online. A isto se deve o facto de se ter registado nos últimos anos uma alteração significativa no processo de compra dos consumidores, que procuram hoje informar-se sobre as várias opções existentes no mercado, realizando pesquisas na internet antes de proceder à compra. Esta é efetuada posteriormente numa loja física.

Conhecendo quem não compra

As lojas virtuais fornecem às empresas informações valiosas sobre os seus clientes, nomeadamente sobre aqueles que visitam os seus espaços e saem sem adquirir qualquer produto. É assim possível ter um registo detalhado dos artigos que foram deixados para trás, bem como alguns dados sobre o consumidor, sobretudo se este estiver autenticado. Este tipo de informação seria impossível de recolher através de uma loja tradicional, permitindo assim o comércio eletrónico conhecer melhor o seu público-alvo e delinear a sua estratégia em consonância.