Arkis - Branding & Solutions

Alameda Dr. António Macedo
29 e 31 | 4250-053 Porto
+351 228 320 740 (Chamada para rede fixa nacional)
+351 938 320 290 (Chamada para rede móvel nacional)
info@arkis.pt

Blog

Comunicação: Um recurso eficaz para a expansão da sua empresa

26 de fevereiro, 2021

Divulgar produtos, serviços, valores, iniciativas e mais informações sobre uma empresa: esta é a grande mais valia da Comunicação.

 

Desenvolver e implementar uma estratégia de comunicação contribui para a construção da imagem de marca, assim como para a criação e manutenção de relacionamentos entre uma empresa e os seus clientes.

 

As grandes mais valias da comunicação consistem em dar a conhecer a marca, proporcionar experiências positivas para os consumidores, clientes e potenciais e, sobretudo, incentivar à ação (como a compra final, o contacto direto ou o download de ficheiros, por exemplo). Este foi o principal objetivo aquando do lançamento dos novos rótulos da Cervejaria Artesanal Levare, pela qual a Arkis ficou responsável.

 

 

 

Exemplos de material para o lançamento dos rótulos associados a uma modalidade desportiva

 

 

Para comunicar, a empresa pode e deve optar por formatos específicos e adequados, tendo em conta, por exemplo, o objetivo da mensagem e o seu recetor. Alguns dos principais formatos são a publicidade, o mobile marketing, os websites e as landings pages, o merchandising, os patrocínios e mecenato e, como não poderia deixar de ser, as redes sociais

 

Para as marcas, as redes sociais são das principais plataformas de divulgação da sua oferta e atividade, de despertar o interesse dos utilizadores e aumentar as oportunidades de negócio. No projeto da Cervejaria Levare, estas foram o principal canal de divulgação dos novos rótulos recorrendo-se, sobretudo, ao Facebook e ao Instagram.

 

 

Publicações na Rede Social Instagram da Cervejaria Artesanal Levare

 

 

Outra das oportunidades que as redes sociais apresentam é a obtenção de informações sobre o público-alvo, tais como dados demográficos e sociais dos seguidores ou estatísticas das publicações.

 

Para além disso, é uma das formas de redirecionar tráfego para o Website através da divulgação de links com artigos e conteúdos lá publicados. Usar as redes sociais para criar conteúdo e publicações consistentes contribui também para o posicionamento nos motores de busca: os conteúdos publicados pela empresa em todas as plataformas e a sua relevância contribuem para o ranqueamento.

 

Outra das questões fundamentais é o aumento da Visibilidade da Marca. Ao alimentar as redes sociais, os conteúdos da empresa estarão disponíveis em qualquer parte do mundo, o que permite alcançar novos segmentos de mercado.

 

Para alcançar esses segmentos, existem, na escolha do formato, alguns aspetos a ter em conta. Quem é o recetor da mensagem? A quem se pretende passar a informação?

 

Neste sentido, há que salientar que dizer “tudo” a “toda a gente” não torna a comunicação mais eficaz. É essencial identificar segmentos e decidir em quais apostar.

 

Um Segmento de Mercado caracteriza-se por um grupo de consumidores com um conjunto de necessidades e desejos semelhantes, assim como características, preferências e hábitos de consumo. Para a Cervejaria Artesanal Levare, o público-alvo foi determinado não só para efeitos de criação de conteúdo adequado, mas também para a realização de anúncios eficazes e bem vocacionados.

 

As vantagens da segmentação são várias:

 

  • A satisfação do cliente e fidelização;
  • O aumento da quota de mercado;
  • A proximidade e conhecimento do público;
  • Os ajustes no produto e canais de distribuição;
  • As ações de marketing mais precisas;
  • A redução de gastos em campanhas sem resultados.

Em suma, ao comunicar, estará a apostar na divulgação do potencial da sua empresa a um maior número de pessoas.

 

Fale connosco para determinar qual a estratégia ideal!