Arkis - Branding & Solutions

Alameda Dr. António Macedo
29 e 31 | 4250-053 Porto
+351 228 320 740 (Chamada para rede fixa nacional)
+351 938 320 290 (Chamada para rede móvel nacional)
info@arkis.pt

Blog

Quais os benefícios de um site responsivo para a sua empresa?

30 de maio, 2017

Nos últimos anos, tem-se verificado uma tendência de crescimento do número de acessos à web através de dispositivos móveis, como telemóveis e tablets.
Neste sentido, e segundo dados da Marktest, em Março de 2017, 41% dos websites auditados por esta entidade foram acedidos através deste tipo de dispositivos, sendo o restante 59% do tráfego gerado por computadores fixos e portáteis. O mesmo indicam as conclusões do relatório Visual Networking Index elaborado pela CISCO. De acordo com este relatório, o tráfego global de dados móveis irá representar 20% do tráfego IP total em 2021, sendo que em 2016 representava somente 8%.
É neste contexto que o designado website responsivo assume uma cada vez maior importância.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente às dimensões do ecrã em que está a ser visualizado, quer este seja de um computador portátil, de um tablet ou inclusive de um telemóvel. O seu aspeto e elementos gráficos são assim alterados e reorganizados consoante o tamanho do ecrã, de modo a garantir a correta visualização das diversas páginas.

O que é um site responsivo
Benefícios de um website responsivo
Devido às suas caraterísticas, os sites responsivos apresentam diversos benefícos. Apresentamos-lhe agora algumas das razões pelas quais é importante apostar na otimização do seu website para dispositivos móveis.


1. Experiência do utilizador
Os websites responsivos facilitam a navegação nas diversas páginas, tornando a experiência do utilizador mais agradável e a obtenção de informação mais rápida.
Os visitantes do website apresentarão consequentemente uma maior propensão em regressar no futuro, nomeadamente através de outros dispositivos como computadores, tornando assim mais fácil o processo de fidelização.


2. Posicionamento nos motores de busca
A adaptação de um site a dispositivos móveis tem também impacto a nível de SEO. Deste modo, motores de busca como o Google beneficiam websites responsivos aquando do cálculo do seu posicionamento na página de resultados de pesquisa. Estes têm assim uma maior probabilidade de surgir primeiro face a concorrentes e de, consequentemente, se destacarem, ganhando mais visibilidade.quando são pesquisados determinados termos.

3. Interação com o utilizador
Pesquisas apontam que utilizadores de dispositivos móveis se encontram conectados constantemente, nomeadamente enquanto realizam tarefas quotidianas como ver televisão ou deslocar-se para o trabalho. As empresas têm então ao seu dispor um período de tempo mais longo para interagir com potenciais clientes, não devendo esta oportunidade ser perdida caso os seus websites não se encontrem adaptados a este tipo de dispositivos.

Interação com o utilizador

4. Taxa de conversão
Independentemente do tipo de objetivo fixado (maior número de visitantes, de contactos estabelecidos ou de compras realizadas), os websites responsivos apresentam uma tendência para aumentar a taxa de conversão, ao facilitarem a navegação entre as diferentes páginas do site.
Contudo, o verdadeiro impacto de um website responsivo reflete-se sobretudo no universo das lojas online. Neste tipo de páginas web, é essencial que o processo de compra seja o mais simples possível, de modo a responder às necessidades dos utilizadores móveis, que procuram que o acesso à informação e consequente tomada de decisão sejam rápidos.
Neste sentido, diversos estudos demonstram que as empresas perdem oportunidades de venda quando os seus websites não se encontram adaptados aos dispositivos móveis, na medida em que o processo de compra se torna mais difícil e complexo.